segunda-feira, 19 de novembro de 2012

3° Conferência AFD- Políticas Sociais e o Judiciário – Doutor Carreira Alvim


Teixeira de Freitas- Bahia 14/11/2012
Local: FASB

Assim que a Palestra da Desembargadora Luislinda Valois acabou começou a palestra do Doutor Carreira Alvim. E uma das primeiras coisas que Carreira disse foi que assim que terminasse a palestra iria autografar o livro Operação Hurrucane- um Juiz no Olho do Furacão. E brincou dizendo:

“Ou melhor, tornando o livro de vocês Infungível.”.   



E essa “piada jurídica” levou a platéia à risada. Após o termino das risadas da platéia, começou a ressaltar e elogiar  como  o Ruy  Barbosa teve coragem para fazer, o que fez em sua época. Depois fez um paralelo a respeito da trajetória de vida da Desembargadora Luislinda Valois e a dele do momento que ambos tiveram a dificuldade para torna-se desembargador, por “impedimento ilegal” de terceiros. E disse:


“O preconceito é a irmã gêmea da injustiça.”

Ao narrar os acontecimentos de sua vida mediante a sua prisão e antes dela, foi impressionando a platéia.  Ele mesmo disse: “muitos de vocês devem ter visto meu caso na televisão”. E também contou o que a televisão não mostrou, de como tudo foi armado para aparecer real. E a televisão não iria mostrar a verdade mesmo por que ela também  ajudou a montar as provas falsas que lhe incriminavam. E ao falar que estava tudo no livro, lembrou da dificuldade que foi para ter o livro publicado. E disse:

“Ninguém quer bater de frente com as instituições.”.

Com as autoridades presentes fazia a sua narração sobre a prisão e afirmava como não teve utilidade a carteira de juiz. E ao falar do sistema judiciário corrompido fez diversas afirmações:

- “O juiz não tem comando da justiça.”

- “A justiça é muito injusta.”

- “A mentira prevalece como se fosse verdade.”

Ao final da palestra todos aplaudiram de pé e houve um sorteio de dois livros do Carreira Alvim  cujo o critério foi: Alguém faz aniversário hoje? E para o outro livro o sorteio foi alguém nasceu no mesmo dia da Luislinda Valois? E por mais absurdo das probabilidades tinham pessoas com essas datas. 




E depois foram todos para o lado de fora que já estava todo ornamentando para o momento de autógrafo. Encontravam-se Luislinda Valois e Carreira Alvim em mesas separadas ambos com muita simpatia autografaram livros e tiraram fotos. 



No momento dos autógrafos  finais Carreira Alvim disse que esperava voltar após o fim do julgamento com o livro “Depois do Furacão”. E assim espero que volte com o livro e com notícias positivas de uma justiça mais justa. Porque afinal se um juiz não recebe justiça quem dirá nós “reles mortais”.

Texto de Rani Mendes Oliveira Lima.
Obs: Esse foi um pequeno relato da grande noite proporcionado por relatos impactantes. Para mais detalhes do que aqui  humildemente foi narrado leia o livro: Operação Hurrucane- um Juiz no Olho do Furacão do Carreira Alvim. Além de uma narrativa intensa e cheio de denuncia, conta também com algumas peças processuais do caso em anexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário